fbpx

7 Motivos p/Idosos Morarem em Imbé e Tramandaí.

7 minutos para ler

Neste artigo mostraremos para a terceira idade os motivos que melhora significativamente a qualidade de vida ao morar na praia, como Imbé e Tramandaí.

Quando pensamos em morar na praia, a primeira coisa que vem em mente é a qualidade de vida que o local proporciona, certo?

Além das belezas naturais, a praia está relacionada a uma série de benefícios para a saúde e bem estar, especialmente para os idosos.

E vamos combinar, quem nunca pensou em largar tudo e ir morar na praia depois que os filhos já estão criados e a aposentadoria chega?

Quando a ideia não é recomendada por médicos a busca pela qualidade de vida é o que impera.

Por isso ao longo deste artigo abordamos os principais motivos para a terceira idade morar nas praias Imbé e Tramandaí.

1° Melhora a Qualidade da Saúde:

A praia oferece diversos elementos que impactam positivamente na saúde.

O primeiro deles é: o sol.

Quem vive em um local próximo ao mar tem mais facilidade para ir à praia e se expor aos raios solares, o que contribui para a produção de Vitamina D.

A vitamina D melhora significativamente a saúde óssea, (tendo em vista que os ossos ficam mais frágeis na terceira idade).

A exposição ao sol apresenta também, características essenciais para a proteção do sistema imunológico.

Mas claro, os devidos cuidados devem ser tomados sempre como: evitar horários de sol forte, cuidar quanto à exposição excessiva e usar protetor solar.

Outro elemento a destacar é: a água salgada.

Ela aumenta os níveis de circulação sanguínea, contribui para hidratar a pele e para o fortalecimento do sistema imunológico.

2° Contribui para a Prática de Exercícios Físicos:

Nos últimos tempos, estudos mostram que os fatores de risco para quem não prática nenhum tipo de exercício físico são: doenças do coração, diabetes, obesidade, câncer e fraqueza.

Além de prevenir todas essas doenças, os exercícios físicos evitam transtornos psicológicos e emocionais como: depressão e ansiedade.

Além do mais a prática de exercícios físicos apresenta redução nas chances de fratura, devido a sua contribuição para a formação óssea.

Exercícios aeróbicos e musculação são os mais indicados para os idosos.

Aeróbicos: pelos motivos de aprimorarem o equilíbrio e a agilidade.

Musculação: indicada para desenvolver resistência e força ajudando nas atividades do dia a dia.

Além disso, estudos afirmam que pessoas que praticam alguma atividade física pelo menos 90 minutos por dia vivem até 4 anos a mais dos não praticantes.

3° Variados tipos de lazer:

Nos municípios litorâneos Imbé e Tramandaí onde atuamos existem inúmeras opções de lazer para a terceira idade.

Alguns exemplos são: participar de clubes e projetos sociais e desenvolver atividades comunitárias como: educação ambiental.

E alguns dos projetos que nossos municípios oferecem são:

  • Em ImbéProjeto Sabia Idade Viver sem Limites. Oferece para pessoas a partir dos 55 anos, ginástica, funcional, dança com grupo de apresentações dentro e fora do município, cursos e outros.
  • Academia da saúde com 3 ambientes: realiza atividades de vivência com ginástica, ioga, massoterapia e Pilates, espaço multiuso para grupos maiores, quadra para futebol de areia e área de passeio com piso tátil.
  • Em TramandaíEdição dos Jogos de Integração da Pessoa Idosa. O projeto oferece: câmbio, basquete, handebol recreação e dança e caminhada pelas ruas da cidade.
  • Grupo Sesc Maturidade Ativa de Tramandaí: O projeto realiza atividades como: oficinas de dança, expressão corporal, ioga, câmbio e palestras.
  • SAT (Sociedade de Amigos de Tramandaí). O local de 156 m² atende a todos os públicos de todas as idades. No local desfruta-se de: aulas de culinária, academia, piscina térmica o ano inteiro, aulas e festival de natação, futsal, baile adulto, campo de futebol, hidroginástica, aulas de zumba, quadra de tênis e campeonato estadual de Triathlon.

4° Estar Rodeado Pela Natureza.

Você sabia que há bilhões de pessoas no mundo que nunca viram o mar? E Já imaginou o quão privilegiado é alguém que mora há poucos metros dessa grandeza natural que é o oceano?

Dunas, mar, sol, areia, vento, lagoa e céu. Estes elementos de fato transmitem paz, qualidade de vida e muito bem estar. Fazendo dos seus dias mais felizes, empolgantes e duradouros.

O fato de ter toda a liberdade para apreciar de perto essas maravilhas, trás para a terceira idade vitalidade.

Poder andar descalço na areia, contemplar o nascer e o pôr do sol, se banhar nas águas salgadas do mar, tomar banho de sol e sentir a brisa geladinha do mar, influência de forma positiva em nossa rotina proporcionando dias mais agradáveis e menos estressantes.

Esses são mais uns dos motivos para a terceira idade morar nas praias Imbé e Tramandaí.

5° Favorece a Alimentação Saudável:

Além de saborosos e extremamente ricos em vitaminas e nutrientes, os frutos do mar são indispensáveis na rotina alimentar.

Os resultados na saúde principalmente da terceira idade, são inúmeros trazendo qualidade de vida e longevidade.

Mas morar em Imbé e Tramandaí vai beneficiar como na minha alimentação?

Pelo simples fato de favorecer o acesso a estes alimentos. Além de encontrar com muito mais facilidade, serão alimentos frescos e acessíveis ou seja, (mais baratos).

Estudos apontam que o consumo regular de frutos do mar reduz significativamente:

  • Risco de doenças cardiovasculares
  • Contribui para regular a pressão arterial
  • Tem ação anti-inflamatória provocando alívio das dores da artrite reumatoide
  • Auxilia no tratamento do indivíduo obeso
  • Tem efeito antitrombótico
  • Auxilia para uma boa memória sendo capaz de reduzir risco de cansaço mental
  • Reduz problemas cognitivos e até mesmo Alzheimer.

Os frutos do mar são alimentos fundamentais também para a produção de hormônios, além de serem ricos em vitaminas do complexo B, ômega 3 e ácidos graxos (gordura boa).

Além do mais, tem a capacidade de absorver as vitaminas lipossolúveis A,D,E e K, regular e equilibrar o colesterol.

E se você é um apaixonado por água de coco, com certeza vai adorar saber todos os seus benefícios.

  • Repõe os sais minerais perdidos em uma atividade física
  • Combate a ressaca
  • Ajuda a controlar a pressão
  • Melhora a digestão
  • Ajuda a eliminar as pedras nos rins
  • Combate as caibras
  • Eleva a glicemia combatendo sintomas como: mal de estar, inchaço e abdominal.
  • Ajuda a purificar o fígado
  • Melhora o trânsito intestinal
  • Melhora o funcionamento renal

6° Momentos Felizes e Únicos com a Família.

O mar é um atrativo natural para todos os tipos de pessoas. E para os idosos ele é um instrumento a mais para garantir a presença da família, ganhando companhia e aproveitando essa fase tão importante da vida.

Quando moramos na praia passamos mais tempo com as pessoas que amamos. Quando você tem uma casa na praia, as visitas dos filhos e netos são mais frequentes, tornando os seus dias mais prazerosos.

Morar nas praias Imbé e Tramandaí, traz para sua vida aquele clima de cidade pequena, mas com tudo o que você precisa ao seu alcance.

7° Conclusão, uma Rotina Prazerosa.

Morar na praia significa ter uma rotina agradável, onde não há preocupações, estresse e calor extremo. Onde você pode ter um mar todo pra você.

Poder contemplar o nascer e pôr do sol, caminhar na beira mar, tomar chimarrão na companhia dos botos e desfrutar dos frutos do mar recém pescados por pescadores locais.

A terceira idade não deve ser vista como o fim da vida, mas como um novo começo, uma fase que trás novos desafios.

Depois de oferecer todos esses motivos para a terceira idade morar nas nossas lindas praias Imbé e Tramandaí, nós merecemos um pouquinho da sua atenção né? rsrs.

Realize o seu sonho de ter uma casa na praia! Clique nesse link e confira o imóvel que mais se encaixa no seu perfil.

Você também pode gostar

Deixe um comentário