fbpx

Perguntas ao visitar um imóvel: quais devo fazer ao corretor?

Perguntas ao Visitar um Imóvel com o Corretor
4 minutos para ler

A compra de um imóvel é um grande passo na vida de qualquer um, e envolve muitos detalhes que precisam ser esclarecidos. Antes de fechar negócio, é essencial realizar certas perguntas ao visitar um imóvel com o corretor.

É comum o surgimento de algumas dúvidas sendo esse o melhor momento para esclarecê-las, certificando-se de estar realizando um investimento seguro e correto. Ao escolher um imóvel por meio de imobiliária, o corretor será responsável por guiá-lo em todo o processo de compra, por isso, você deve estar preparado para realizar os questionamentos certos. 

No artigo a seguir, separamos tudo o que você não pode deixar de perguntar ao seu corretor ao visitar o imóvel que deseja comprar. Continue conosco para conferir!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Perguntas ao Visitar um Imóvel com o Corretor

Perguntas ao visitar um imóvel

Conheça as principais questões que devem ser levantadas antes de comprar uma casa ou apartamento, evitando inconvenientes, dores de cabeça, e prejuízos no futuro.

1. A documentação do imóvel está em ordem?

Uma das primeiras perguntas ao visitar um imóvel para comprar é sobre a documentação. Você deve conferir se a construção consta em algum inventário, se foi registrado em cartório e se possui averbação.

Com ela, é possível verificar seu registro e alterações ocorridas. Além desses detalhes, é importante ter a comprovação do pagamento de impostos e taxas condominiais. 

2. Quais as condições de pagamento disponíveis?

Além de saber o valor total do imóvel, pergunte ao corretor as condições de pagamento disponíveis para a aquisição.

Questione sobre pagamentos à vista, por financiamento imobiliário, ou mesmo entregando outro imóvel como entrada. Isso vai garantir que você tenha o melhor negócio de acordo com as condições da imobiliária.

guia completo como comprar um imóvel na praia

3. Quais são as multas previstas no contrato?

Pode parecer estranho que ao fazer as perguntas ao visitar um imóvel você fale de multas de contrato. No entanto, é fundamental conhecer quais serão as multas rescisórias, principalmente em caso de aluguel.

4. Quais serão os gastos após a compra?

Questione sobre taxas de condomínio e outros gastos antes de realizar a compra. Muitas vezes, o compartilhamento de água e gás estão inclusos nas taxas mensais. Além disso, é preciso conhecer o valor do IPTU, transferência do imóvel, registro, e taxas como o ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis).

5. Qual perspectiva para valorização do imóvel?

Mesmo que você não tenha interesse em investir em um imóvel para vendê-lo, é preciso conhecer a perspectiva de crescimento da região, e o potencial para a valorização de seu novo lar. Isso garante que seu investimento seja correto e próspero.

6. Quantas vagas de garagem estão disponíveis?

Para apartamentos e casas em condomínios, outra das perguntas ao visitar um imóvel é sobre as vagas de garagem que o imóvel oferece. Questione o corretor quantas estão disponíveis por propriedade, se são fechadas, abertas, ou rotativas. Verifique ainda se o espaço é compatível com o tamanho do seu veículo.

7. Qual a posição do sol em relação ao imóvel?

Das perguntas ao visitar um imóvel, a que pode garantir o bem-estar e conforto é sobre a posição do sol. Uma casa ou apartamento com incidência solar é ideal para o bom proveito da luz natural, garantindo conforto térmico e economia. Mas fique atento, imóveis com bom posicionamento em relação ao sol podem ter maior valor.

8. Qual a idade da construção?

Coloque na lista de perguntas ao visitar um imóvel que não é novo a idade de sua edificação. Descubra se ele já passou por reformas, a frequência da manutenção, e a quantidade de moradores que já estiveram por ali. Assim, é fácil visualizar se sua nova casa ou apartamento precisará de uma reforma.

Agora que você já conhece as principais perguntas ao visitar um imóvel que devem ser feitas ao corretor, procure uma imobiliária com credibilidade no mercado e escolha o imóvel certo para você!

Está pronto para conhecer sua futura residência? Então, fale conosco para agendar uma visita!

guia completo como comprar um imóvel na praia
Você também pode gostar

Deixe um comentário