fbpx

Comprar imóvel direto e os benefícios de contar com um corretor credenciado.

4 minutos para ler

Com certeza você já se deparou com algum imóvel para venda ou aluguel que estivesse com uma placa dizendo “negócio direto com proprietário”. Essa forma de tentar cortar gastos durante as negociações é comum, no entanto,  leva grandes riscos para o comprador. 

Ao adquirir um imóvel na praia sem o auxílio de um corretor devidamente credenciado no CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis), o interessado pelo imóvel pode passar por problemas que são evitados ao contar com profissionais treinados. 

Para evitar que você tenha esse tipo de inconveniente e faça um péssimo negócio, vamos mostrar os riscos de comprar um imóvel de praia direto com o proprietário, e as vantagens de utilizar o auxílio de um corretor credenciado. Veja a seguir!

Riscos ao comprar sem um corretor

Documentação insuficiente, negociação arriscada, imóvel não regularizado, golpe ou fraude, todos esses riscos podem ser evitados com o auxílio de um profissional como o corretor. Acompanhe um pouco mais sobre eles.

Imóvel sem regularização ou fraude na venda

Muitas vezes ao realizar a compra sem um corretor, o comprador não sabe exatamente quais documentos exigir. Assim, sem os documentos originais do imóvel e do comprador, é fácil passar por algum tipo de golpe ou situação de fraude, além da chance de comprar um imóvel não regularizado.

Em alguns casos, o comprador pode fechar negócio e descobrir que outras pessoas também fizeram a mesma compra, tendo sido enganados. A falta de experiência ao tentar negociar sozinho pode levar o comprador direto para pessoas maliciosas. 

guia completo como comprar um imóvel na praia

Falta da documentação necessária

A falta de documentação pode impedir que o futuro proprietário conheça a situação financeira do imóvel ou do vendedor, e taxas necessárias para aquele tipo de imóvel, como por exemplo, os valores cobrados para casas em terreno de marinha.

Responder a processos judiciais para pagamento de indenizações ou multas, são alguns exemplos que podem acontecer com pessoas que agem de má fé. Um negócio realizado com uma pessoa com esse perfil pode se tornar até um procedimento ilegal, ou seja, a justiça pode anular a transição, resultando na perda do dinheiro investido.

Dificuldade de negociação

Muitas pessoas podem ter conhecimento e experiência em negociações imobiliárias. Entretanto, um corretor está apto para perceber com facilidade todos os detalhes necessários para uma compra segura. Tais detalhes vão desde a negociação entre comprador e vendedor, até a digitação de contrato, verificação da documentação e regularidades do imóvel. 

Importância do auxílio de um corretor credenciado

A profissão de corretor de imóveis é regulamentada em todo Brasil, sendo o único profissional autorizado a intermediar transações imobiliárias. Um corretor credenciado no CRECI leva segurança para a compra do cliente, já que para obter seu registro, é preciso estudo e conhecimento na área. Além disso, outros benefícios em comprar um imóvel com corretor, são:

  • economia de tempo — o profissional apresenta imóveis de acordo com a preferência do comprador;
  • credibilidade — negociações transparentes e compras seguras;
  • correta avaliação do imóvel — devido à experiência e conhecimento no mercado imobiliário;
  • capacidade de negociação;
  • auxílio com a documentação e regularização;
  • respaldo jurídico.

Agora que você conhece os riscos de comprar um imóvel direto com o proprietário, procure uma imobiliária com credibilidade e faça seu negócio por meio de um corretor credenciado!

Tem alguma dúvida sobre este assunto? Entre em contato conosco, estamos prontos para atender!

guia completo como comprar um imóvel na praia
Você também pode gostar

Deixe um comentário